Quando se busca por procedimentos e tratamentos na área da saúde e estética, todo cuidado é pouco. Com as pessoas cada vez mais preocupadas com o próprio corpo e buscando soluções para todo tipo de questão, o que não falta no mercado são pessoas que se dizem capacitadas para realizar os procedimentos.
Contudo, por ser algo que pode impactar na sua saúde, é fundamental que você procure profissionais capacitados para atender suas necessidades.
Com o intuito de ajudar você nesta etapa, vamos apresentar 5 pontos para você avaliar o dermatologista e assim ter mais segurança quanto a sua escolha. Continue a leitura!
1 Verifique se ele tem especialização na área de atuação
O primeiro ponto que você deve avaliar e, talvez seja o mais importante de todos é quanto a especialização dele. O médico pós-graduado em Dermatologia tem uma formação ampla e diversificada.
A técnica perfeita e conhecimento de sinais de alerta devem andar juntos. Centenas de complicações estéticas estão acontecendo. Tão importante quanto saber fazer um procedimento é ele saber resolver uma complicação inerente ao mesmo.
Sua pele é preciosa e a segurança do seu procedimento não tem preço! Por isso, para efetuar os procedimentos e tratamentos de pele deve-se buscar um profissional da área com experiência!
2 Avalie a experiência profissional
Nesta outra questão a internet pode ser uma boa aliada. Utilize as redes sociais para analisar o perfil do dermatologista, verifique pelas publicações quais são os tratamentos e procedimentos que ele mais realiza. Vale a pena olhar também a parte das avaliações dentro do Facebook, ver o que as pessoas estão dizendo.
No ponto anterior falamos sobre a importância da capacitação, mas isso não impede você de encontrar pessoas que tenham de fato certificados e diplomas, mas tenham pouca experiência em si.
Um aspecto relevante nesta dica é você avaliar também qual é o foco de atuação deste profissional. Existem dermatologistas que atuam mais na área de estética e outros que focam mais nos problemas de pele.
Claro, ainda você pode e vai encontrar um que atue em ambos, mas o importante mesmo é ele já ter atendido outros clientes com a mesma necessidade/problema que o seu.
3 Conheça o dermatologista e o espaço de atendimento
Em um período tão digital no qual estamos vivendo, até parece desnecessário este ponto. Estamos sempre conectados e muitas coisas passam despercebidas.
Contudo, quando se trata de questões como essa, uma análise nas redes sociais ajuda, mas não é suficiente. Nesse sentido, é interessante que você vá até o espaço onde o dermatologista atende e não só conheça o ambiente como também converse com ele.
Essa ambientação é fundamental pois ela vai lhe dizer muito sobre a qualidade do profissional que você pretende contratar.
O ambiente é limpo? Organizado? As atendentes são simpáticas e arrumadas? Como você foi atendido? Com gentileza e simpatia? Ao conversar com o médico ele demonstrou conhecimento na área?
É muito importante que ao permanecer um tempo neste espaço você se sinta acolhido, seguro, afinal, é da sua saúde que estamos falando.
Ao conhecer de perto tanto o dermatologista quanto o lugar onde ele atende, você com certeza terá maiores argumentos para a sua decisão.
4 Não acredite em tratamentos milagrosos
Como já pontuamos acima, certificados e diplomas também não garantem um profissional qualificado, já que a experiência pesa muito na qualidade do serviço prestado.
Nesse sentido, mesmo que o profissional tenha diploma, tenha experiência e atenda bem, desconfie se ele oferecer tratamentos milagrosos. Claro, hoje e de forma constante encontramos no mercado inovações na área da saúde e estética.
Mas, por ser tratar da sua pele, sua saúde, vale a pena marcar para outro dia e investigar se o que ele está oferecendo tem disponível no mercado e se é seguro.
E aqui já queremos deixar um alerta: até mesmo procedimentos e tratamentos mais simples podem ter complicações, tanto por falta de experiência do profissional, quanto devido as técnicas e materiais utilizados.
A informação é o melhor caminho, busque saber tudo antes, principalmente se for um “tratamento milagroso”.
5 Analise os valores cobrados
Se for mais caro, significa que é de qualidade? Se for mais barato, você deve desconfiar? Aqui entra muito na questão que já abordamos anteriormente.
Não leve tudo extremamente como regra, você pode encontrar tratamentos baratos com qualidade, assim como pode se deparar com opções caras e que não sejam tão boas assim.
A dica infalível que podemos dar é: faça uma pesquisa de preço e verifique se os demais profissionais que atuam na mesma região trabalham com um preço semelhante.
Independente da resposta, leve em consideração todos os outros critérios que pontuamos acima para escolher o dermatologista ideal para tratar a sua pele.
Sabemos que a escolha de um profissional da saúde não deve ser pautada apenas no valor, mas também no atendimento e serviço de qualidade. Antes de você ser um cliente, você é um ser humano. E um atendimento com seriedade é indispensável.
Gostou dessas dicas ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Escreva nos comentários! Se você busca por um dermatologista capacitado e de qualidade, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!