O envelhecimento é um processo natural no qual todas as pessoas estão sujeitas. E nesse processo, quem mais aparenta a idade é a pele, onde manchas e marcas de expressão começam a surgir, principalmente no rosto.
Entretanto, felizmente já existem procedimentos inteligentes e eficazes que ajudam a eliminar ou pelo menos amenizar os traços do envelhecimento.
Muito eficaz contra rugas e manchas da pele, o laser CO2 fracionado está cada vez mais popular entre as pessoas que prezam pela saúde e vivacidade da pele!
Ele é um processo para o tratamento de pele, mas que atua não apenas em marcas de expressão, pois tem algumas outras funcionalidades bem interessantes.
Quer saber mais sobre a revolução que a tecnologia em laser CO2 está causando? Continue a leitura deste texto, pois iremos pontuar o que ele é, como funciona e em quais tratamentos ele é eficaz. Confira!
O que é e como funciona o Laser CO2 Fracionado?
Um grande avanço da tecnologia em laser CO2, este tipo de tratamento atua fazendo uma “queimadura” na pele, que depois de cicatrizar, estimula a produção de colágeno e retratação da pele.
Esse processo causa o esticamento da pele e sua aplicação é feita de acordo com os resultados esperados, bem como local do corpo onde será aplicado.
Vale ressaltar que o tratamento feito com laser CO2 fracionado não atinge a derme, mas sim se concentra na epiderme (camada mais superficial da pele). Isso com o intuito de remover camadas inteiras da pele, em uma profundidade programada pelo profissional que está operando, de acordo com o procedimento que se pretende.
Ou seja, como procedimento fracionado que é, o laser CO2 atinge apenas uma parte da superfície da pele, enquanto as outras partes ficam intactas. Isso faz com que a cicatrização seja mais ágil e as atividades do dia possam ser retomadas rapidamente.
Como resultado, os benefícios do laser CO2 fracionado é uma pele mais lisa, esticada, firme e luminosa.
Para que serve esse tipo de tratamento?
A aplicação do laser de CO2 fracionado é indicada para diminuir as rugas em volta dos olhos (periorbitais), dos lábios e rugas finas em geral. Também atua na melhora do fotoenvelhecimento, bem como para melhorar a aspereza da pele, cicatrizes da acne, manchas e hidratação da pele.
Seja qual for a finalidade de aplicação do laser, é ideal que você procure por um profissional de confiança, que atue na aplicação do laser CO2 no local do corpo e finalidade que você deseja.
Precisa fazer quantas sessões?
Este é um fator que obviamente vai depender do paciente, assim como qual a parte do corpo em que está sendo aplicado o tratamento. Existem pessoas que com uma sessão já apresentam uma melhora significativa, enquanto outras podem precisar de mais sessões.
Independente disso, é preciso respeitar o intervalo recomendado entre as sessões, que vai de 30 a 45 dias.
Qualquer pessoa pode fazer uso do laser CO2?
Infelizmente não é todo mundo que pode desfrutar dos benefícios do laser CO2 fracionado. Antes de fazer o tratamento, é preciso uma avaliação do dermatologista.
Ainda que seja um tratamento altamente indicado, pode acontecer alguns casos raros de pessoas que não tenham o fototipo necessário (isso está relacionado com a capacidade de bronzeamento mediante a exposição solar, sensibilidade e tendência a ficar com a pele vermelha após exposição aos raios solares).
Como é a aplicação do laser CO2 fracionado?
Este não é um processo complicado, na verdade é até bem simples.
- A pele do paciente é limpa para retirar todo e qualquer resíduo de cremes ou outros produtos
- Depois, é aplicado um creme anestésico
- Os olhos são protegidos e o laser é aplicado
- A duração da aplicação depende de alguns fatores, desde parte do corpo até o motivo do tratamento – se é para cicatrizes, manchas, estrias, etc.
- A dor é um fator que depende de cada pessoa, algumas tem a pele mais sensível que as outras, por exemplo, mas na maioria dos casos, a aplicação é bem tolerada.
Como é a recuperação depois do procedimento?
Em geral, costuma ser bem tranquila, cada pessoa responde de uma maneira, mas normalmente o paciente se recupera em torno de três dias a uma semana.
Mas, é claro que o paciente precisa tomar alguns cuidados, como uso obrigatório de protetor solar, mesmo que seja para ficar em locais fechados.
A pele vai ficar bem sensível e a luz pode causar manchas, então além do protetor solar é preciso evitar se expor ao ar livre até que o dermatologista libere. Também é recomendado utilizar água termal para aliviar o ardor e o calor das primeiras horas.
E então?
Neste conteúdo falamos sobre o que é o laser CO2 fracionado, como funciona sua aplicação, para quais tratamentos é indicado e ainda esclarecemos algumas dúvidas comuns entre as pessoas que se interessam por este tipo de procedimento.
Se você se interessou, procure um dermatologista habilitado para fazer o procedimento e siga sempre as recomendações do profissional. Se você quiser tirar mais algumas dúvidas ou saber como podemos ajudá-lo (a), fique à vontade para entrar em contato conosco!