É muito comum nos depararmos com manchas de pele causadas pelo sol. Entretanto, ele não é o único responsável por essas manchas que podem surgir pelo corpo.
As manchas que derivam do sol costumam ser escuras, podendo partir de pontos até mesmo ocupar espaços maiores, em formato de círculos, por exemplo. Já as manchas vermelhas podem ser causadas por alergias.
Pensando nisso, hoje iremos abordar neste conteúdo quais são as manchas de pele mais comuns e como elas podem ser tratadas. Continue a leitura e saiba mais!
Se você tem manchas de pele, precisa ficar atento!
Com a correria do dia a dia, uma análise do nosso corpo pode ficar em segundo plano. Você já deu uma olhada pelo seu corpo para ver se não existe nada de “estranho ou incomum” nele?
Essa verificação é fundamental já que uma análise recorrente pode fazer toda a diferença quanto a agilidade na busca de tratamento, caso exista uma mancha ou pinta que você não havia notado até então.
Desta forma, caso você já tenha percebido manchas de pele em qualquer parte do corpo, é primordial que você busque um dermatologista para analisar, entender o que pode ser a causa do aparecimento delas e como elas podem ser tratadas.
Manchas de pele: quais são as mais comuns e como tratá-las?
- Hiperpigmentação
Conforme é mencionado no site da SBD “Hiperpigmentação é o escurecimento da pele por aumento da produção da melanina. Pode ocorrer em toda a pele, como no caso do bronzeamento pelo sol, ou apenas em parte dela e até nas unhas. Isso resulta em manchas que variam de castanho claro ao preto, e que também podem variar em tamanho e forma.”
Ela pode ser causada por exposição ao sol, uso de hormônios, medicamentos, traumas, alterações genéticas, etc. Ou seja, são muitas questões que podem contribuir para a hiperpigmentação.
Como existem inúmeras causas para esse tipo de mancha na pele, o tratamento é definido conforme a causa do problema. Mas, normalmente são utilizados cremes, peelings químicos e lasers.
Dica: o filtro solar é um ótimo agente para prevenir o aparecimento desse tipo de mancha de pele.
-
Fitofotodermatoses
Esse nome pode não lhe parecer familiar, mas garanto que se falarmos em mancha causada pelo limão, com certeza você ao menos já ouviu falar, não é mesmo?
A Fitofotodermatose é a mancha/queimadura causada pelo limão. Em algumas pessoas apenas ao entrar em contato com a pele o limão já causa desconforto, entretanto é ao colocar a parte do corpo “molhada” com limão no sol que o resultado pode ser mais preocupante.
Isso porque, o componente da fruta em contato com o sol gera uma reação, podendo causar desde uma mancha mais vermelha até uma ferida.
Diferente de algumas manchas que precisam de procedimentos dermatológicos para a remoção ou mesmo diminuição, a mancha do limão sai com o tempo.
Neste caso pode ser passado alguma pomada para ajudar na cicatrização. E mais uma vez, o protetor solar é extremamente indicado para evitar esse tipo de problema.
-
Melasma
A melasma se caracteriza por uma mancha escura, normalmente com um tom marrom, que aparece mais comumente no rosto, mas também pode surgir nos braços, pescoço e colo.
Conforme é mencionado no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, sobre os sintomas, “não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar.”
Sobre o tratamento, como já falamos mais acima, é fundamental buscar uma análise mais cautelosa do dermatologista para assim definir o tratamento mais eficaz para a melasma.
De qualquer forma, dependendo do caso é feito o uso de medicamentos, peeling e luzes. Cremes também podem colaborar para uma melhora no problema. Os protocolos que usamos com o uso de New Melan e Terapia Fotobiodinâmica apresentam ótimos resultados.
Pode parecer repetitivo, mas sabe qual produto é muito assertivo para a prevenção do melasma? O protetor solar!
Ele pode parecer algo irrelevante no dia a dia, mas faz muita diferença na proteção e saúde da sua pele!
-
Vitiligo
Com causa desconhecida, o vitiligo ocasiona manchas brancas na pele e usualmente atinge áreas do corpo como mãos, pés, cotovelos e joelhos e pode surgir em pessoas de todos os tipos de pele.
De acordo com o site Minha Vida, “o tratamento para vitiligo pode controlar e desacelerar a doença e até mesmo melhorar a aparência da pessoa, mas não depende exclusivamente do método terapêutico, e sim da reação do organismo a esse método.”
Não só o vitiligo como outros problemas dermatológicos acabam por apresentarem tratamentos específicos para cada paciente. Isso não quer dizer que existe uma infinidade de opções, mas que uma análise criteriosa do problema, por parte de um dermatologista, o essencial para optar pelo tratamento que possa ser mais efetivo.
Cremes e terapias podem ser utilizadas neste caso, mas só o dermatologista poderá indicar os cuidados para tratar o vitiligo.
-
Hipercromias pós-inflamatórias
Conforme menciona o site HSMed, “a hipercromia pós inflamatória está relacionada com o surgimento de mancha após gerar alguma lesão na pele que, por consequência, gera inflamação e a resposta do corpo é a produção excessiva de melanina.”
Como essa mancha de pele normalmente é resultado de uma lesão após procedimento estético, é extremamente importante que você fique atento e pesquise com maior profundidade o profissional que irá realizar algo estético em você, já que um procedimento mal feito pode não só ocasionar a hipercromia como algo mais sério.
Por fim, ele pode ser tratado com luz intensa pulsada, peeling químico e LED.
Conclusão
Você viu que apresentamos neste conteúdo a importância de você ficar atento às manchas de pele e pontuamos algumas mais comuns, bem como, seus possíveis tratamentos.
Você percebeu que a grande maioria, senão todas elas, são prevenidas com o uso diário de protetor solar?
Com a evolução da medicina temos muito mais possibilidades para tratar esses problemas de pele do que alguns anos atrás. Mas, é o bom e velho protetor solar que pode ser o herói da história e nos manter afastado de tudo isso.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou precisa de um diagnóstico eficaz sobre uma mancha de pele que você tenha, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!