Encontrar o melhor tratamento para flacidez é um desafio enfrentado por muitos homens e mulheres que sofrem com a perda de firmeza na pele do rosto ou mesmo de todo o corpo.
A flacidez é uma condição gerada por uma série de fatores, que atinge a uma vasta gama de pessoas, muitas vezes tornando-se um problema estético significativo, capaz de gerar muitos incômodos.
Nesse sentido, entenda como ela se caracteriza, quais os principais motivos de sua ocorrência, as maneiras de combatê-la e qual o melhor tratamento para flacidez. Continue a leitura!
O que é a flacidez?
A flacidez, na grande maioria dos casos, é um processo natural da pele humana. Ela ocorre por conta do envelhecimento do colágeno, bem como, da perda gradual de suas fibras.
O colágeno é a proteína que desempenha o papel de sustentar a pele, lhe conferindo sua firmeza característica.
Quando a flacidez ocorre, a degradação do colágeno acontece em uma velocidade maior do que a do organismo em recuperá-la.
Como destaca o blog Derma Club, já a partir dos 25 anos de idade é possível perceber uma queda de produção de colágeno, que é afetado não apenas em sua quantidade, mas também em qualidade.
O resultado desse processo é uma pele com aspecto flácido, com sua estrutura comprometida.
Entre as principais consequências da flacidez, estão condições como rugas, celulite e ressecamento excessivo da pele.
Muitas são as situações em que a pele perde os seus tônus, não apenas por conta do envelhecimento natural. Após a gravidez ou depois da perda de muito peso são algumas das circunstâncias mais comuns.
Como ela ocorre?
A ocorrência da flacidez da pele geralmente está associada à falta de cuidados com a saúde e com o corpo. Por mais que o envelhecimento esteja associado à condição, uma rotina desregrada contribui para o seu surgimento e agravamento.
Entre os perfis que mais sofrem com a flacidez, estão indivíduos de pele clara que se expõem excessivamente ao sol, obesos após perder grandes quantidades de peso e idosos de ambos os sexos, que substituem parte dos músculos por gordura.
Em geral, as mulheres são as mais propensas a perder a firmeza de seu tecido dérmico, muito por conta de questões hormonais. Isso é ainda mais comum após a menopausa.
Entre as principais condições que contribuem para o desenvolvimento da flacidez, estão situações como:
- Uso contínuo de roupas muito apertadas
- Consumo irregular e muito baixo de água
- Perda natural de colágeno
- Falta de cuidados com a hidratação da pele
- Alimentação rica em gorduras
- Consumo excessivo de sal e de doces
- Processo natural de envelhecimento
- Falta de atividades físicas.
Como é possível notar na lista, a alimentação está diretamente ligada ao estímulo e agravamento da flacidez.
Para evitar a condição, é imprescindível evitar o consumo de opções como refrigerantes, embutidos, frituras, alimentos ricos em sódio e açúcares, entre outros semelhantes.
Lembre-se, porém, que antes de realizar qualquer mudança radical em sua alimentação, é necessário consultar um nutricionista para garantir as condições mais adequadas às suas necessidades nutricionais!
Agora que você já sabe melhor sobre como a flacidez se caracteriza e quais as suas principais causas, confira, no item a seguir, as principais maneiras de combatê-la.
Quais as principais maneiras de combatê-la?
Já que a má alimentação está diretamente ligada ao surgimento e agravamento da flacidez, é natural que o consumo de opções saudáveis seja uma das melhores maneiras de combatê-la!
Entre as opções que devem regularmente estar no seu cardápio, destacam-se:
- Frutas cítricas, que são ricas em vitamina C e contribuem para a formação do colágeno
- Frutas vermelhas, como o morango, a framboesa, a amora e a cereja, que são ricas em antioxidantes, capazes de atacar os radicais livres
- Alimentos alaranjados, como cenoura, abóbora e manga, que contribuem para a produção das fibras de colágeno por serem ricos em vitamina A
- Aveia, que é fonte de silício, fundamental para a produção de colágeno e ainda contribui para regular o intestino, que ajuda na aparência da pele.
Além de uma alimentação saudável, o uso de filtro solar e de produtos focados no combate da flacidez também é importante, assim como a prática regular de exercícios físicos.
O blog Tua Saúde ainda destaca algumas técnicas normalmente utilizadas contra a perda de firmeza na pele:
- Aparelho de radiofrequência, que contrai as fibras de colágeno e contribui para a formação de novas
- Corrente russa, em que eletrodos estimulam a contração dos músculos para melhorar o tônus muscular
- Criolift, em que a temperatura local é diminuída para aumentar o tônus dos músculos e da pele
- Mesolifting, em que substâncias rejuvenescedoras são injetadas sob a pele
- Microcorrentes, que consiste em eletroestimulação para o rejuvenescimento da pele
- Corrente galvânica, que promove a regeneração da pele por meio de uma corrente elétrica contínua de baixa intensidade.
Por mais que sejam eficientes, essas opções contam com eficácia limitada e variável de acordo com cada paciente. No item seguinte, veja qual é o melhor tratamento para flacidez!
Qual o melhor tratamento para flacidez?
Apesar das técnicas mencionadas no item anterior serem válidas, seus resultados podem variar de acordo com as características de cada paciente, fazendo com que sua eficiência não seja garantida.
Para obter resultados precisos e que realmente façam a diferença no aspecto da pele, o melhor tratamento para flacidez pode ser feito por meio do equipamento Ultraformer III.
O Ultraformer III consiste em um ultrassom de ação micro e macro focada, que atua diretamente nos músculos e nas células de gordura para atacar a flacidez.
Sua aplicação pode ser feita no rosto, no pescoço, onde localiza-se a popular “papada”, e em todo o corpo, em regiões como braços, abdômen, glúteos e na região interna das coxas.
Para os procedimentos realizados na face, são utilizados os transdutores micro focados, que geram um efeito de lifting, capaz de melhorar a aparência de rugas e linhas de expressão.
Já no restante do corpo, são empregados os transdutores macro focados, capazes de reduzir a gordura localizada e o aspecto de flacidez.
Ao contrário das cirurgias, que são invasivas e exigem muito tempo de recuperação para os pacientes, o Ultraformer III é considerado o melhor tratamento para flacidez pois permite que os indivíduos voltem imediatamente às suas atividades normais.
Esse tipo de intervenção atua de forma eficaz e garantida contra a flacidez. Uma condição que afeta diretamente o bem-estar e a autoestima de quem sofre com ela.
Como se não bastasse, o uso do Ultraformer III ainda promove um lifting facial e evidencia o contorno natural do corpo.
Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer saber mais detalhes sobre como é feito o tratamento da flacidez com este equipamento aqui na clínica, entre em contato conosco!